Timidez

A timidez é uma sensação de impotência para atuar na presença de outras pessoas. Tal medo advêm pelo fato de não confiar em si mesmo e nos outros. O indivíduo não consegue se expor pelo medo de opiniões contrárias ou desfavoráveis sobre sua pessoa. Sente-se inseguro e tem muito medo de fracassar. As causas podem ser uma predisposição genética, mas principalmente por fatores culturais, como a superproteção dos pais, e mesmo educacionais.

A timidez pode aparece em qualquer situação social, ou situacional. Também em situações específicas, como por exemplo, ser um ótimo ator, porém na vida privada não consegue se relacionar de forma saudável com as pessoas. A timidez é um mal silencioso. Pelo fato de ser tímido, o paciente acaba não buscando ajuda, e por isso sofre sozinho ou demora muito para buscar ajuda externa.

As pesquisas nos mostram que os tímidos acabam tendo muitas perdas e deixam de experimentar ou aproveitar diferentes oportunidades em termos pessoais e profissionais. Dificuldades tais como: namoram menos, casam-se mais tarde, tem menos filhos, progridem menos no emprego, acabam usando álcool e drogas como estimulante e desinibidores, se isolam mais, possuem sentimento de inadequação e acabam desenvolvendo mais doenças em relação às pessoas desinibidas.

A terapia pode ser iniciada com o fornecimento de instrumentos para o desenvolvimento pessoal do individuo. É necessário modificar o ciclo de constantes fracassos sociais. Verificar quais são as limitações reais, e o que pode ser superado. Sendo possível desenvolver novas formas de pensar, e aprender a lidar com as dificuldades de forma saudável. Pode-se desenvolver aprendizagens a partir da pseudo-orientação no futuro ou progressão de idade.