Terapia de Dessensibilização Sistemática na Psicologia

A Terapia de Dessensibilização Sistemática (TDS) é uma técnica amplamente utilizada na psicologia para tratar distúrbios de ansiedade, especialmente fobias específicas, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e outros problemas relacionados à ansiedade. Foi desenvolvida por Joseph Wolpe na década de 1950 como parte da terapia comportamental.

Logo, a técnica de dessensibilização sistemática na psicologia propõe enfrentar uma situação estressante de forma consciente, revivendo aquilo que sentimos quando estamos frente ao motivo causador da ansiedade e seus traumas.

Neste processo, o relaxamento progressivo produzirá um efeito tranquilizante e o tempo nos ajudará a desenvolver ferramentas para construirmos uma nova perspectiva, o que irá reduzir a sensação de ansiedade, isso também pode ser alcançado com a hipnose.

A respeito à ANSIEDADE, a técnica é baseada na ideia de que a ansiedade é aprendida e pode ser desprendida. A terapia ajuda o paciente a identificar e confrontar gradualmente seus medos, começando com situações que causam pouco medo e progredindo para situações que causam mais medo.

O psicólogo ajuda o cliente/paciente a criar uma hierarquia de situações que causam ansiedade. O paciente então é exposto a essas situações, começando com as menos ameaçadoras e progredindo para as mais ameaçadoras. A exposição para o enfrentamento do problema pode ser feito pelo estado hipnótico.

Enquanto o paciente está exposto à situação, ele aprende técnicas de relaxamento para ajudá-lo a lidar com a ansiedade. Essas técnicas podem incluir relaxamento muscular progressivo, respiração profunda ou imagens guiadas.

Com o tempo, o paciente aprende a tolerar a ansiedade e a não evitar as situações que a causam. Isso permite que ele viva uma vida mais plena e sem medo

A TDS é baseada em princípios da teoria do condicionamento clássico e envolve um processo gradual de exposição a estímulos ansiosos, com o objetivo de reduzir ou eliminar a resposta de ansiedade associada a esses estímulos. Aqui estão os principais passos envolvidos na Terapia de Dessensibilização Sistemática:

  1. Identificação da fobia ou estímulo ansioso: O terapeuta trabalha com o paciente para identificar claramente qual é o estímulo ou situação que desencadeia a ansiedade. Isso pode variar de pessoa para pessoa e pode incluir coisas como aranhas, voar de avião, falar em público, entre outros;
  2. Construção da hierarquia de exposição: Uma vez identificado o estímulo ansioso, o terapeuta ajuda o paciente a criar uma hierarquia de exposição. Isso envolve classificar os diferentes cenários ou graus de exposição à situação temida, do menos ansioso para o mais ansioso. Por exemplo, para alguém com medo de voar, a hierarquia pode incluir olhar para fotos de aviões, visitar o aeroporto, entrar em um avião vazio e, finalmente, voar;
  3. Relaxamento progressivo: Antes de começar a exposição, o terapeuta ensina ao paciente técnicas de relaxamento progressivo, como a técnica de relaxamento muscular progressivo, respiração profunda, hipnose ou mindfulness. O objetivo é que o paciente aprenda a controlar sua resposta de ansiedade;
  4. Exposição gradual: O paciente começa a enfrentar os estímulos ou situações ansiosas na ordem da hierarquia, começando pelo menos ansioso. Durante cada exposição, o paciente pratica as técnicas de relaxamento para reduzir a ansiedade. À medida que o paciente se torna mais confortável com um nível de exposição, passa para o próximo nível mais ansioso;
  5. Repetição: O processo de exposição e relaxamento é repetido várias vezes, à medida que o paciente ganha confiança e a resposta de ansiedade diminui. O objetivo é atingir o ponto em que o paciente pode enfrentar a situação temida sem experimentar ansiedade significativa;
  6. Generalização: À medida que a dessensibilização ocorre, o paciente é encorajado a aplicar as técnicas de relaxamento e enfrentamento a situações do dia a dia que envolvem o estímulo ansioso, a fim de generalizar a aprendizagem.

 

A Terapia de Dessensibilização Sistemática é uma abordagem baseada em evidências comprovadas para tratar distúrbios de ansiedade e fobias. Ela ajuda os pacientes a aprender a lidar com suas ansiedades de forma eficaz, permitindo-lhes recuperar o controle sobre suas vidas e reduzir o impacto dos estímulos ansiosos em seu bem-estar emocional e qualidade de vida. É importante ressaltar que a TDS deve ser realizada por um profissional treinado em psicologia ou psiquiatria.