Sociopata

O Que É Um Sociopata?

O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. Sua construção na personalidade surge na infância desde um Transtorno Opositivo Desafiante que não é devidamente tratado, e na fase adulta se torna antissocial.

 

A sociopatia é caracterizada por um egocentrismo exacerbado, que leva a uma desconsideração em relação aos sentimentos e direitos das outras pessoas.

 

Oportuno se torna mencionar que, Os transtornos de personalidade considerado “dissocial” são um conjunto, considerando a personalidade amoral, antissocial, associal, psicopática e sociopática.

 

Possuem comportamentos comuns e outros característicos do quadro. A relação entre eles se dá ao fato de haver desvio considerável de comportamento em relação às normas sociais estabelecidas pela sociedade. Mesmo havendo experiências adversas e punitivas o comportamento não é alterado. Em alguns dos quadros pode haver baixa tolerância à frustração, ideação violenta silenciosa, agressividade em atos planejados com tendência em culpar terceiros. Há um conflito com a sociedade, o que gera uma austeridade social. Sendo assim, os dois geram mais interesse das pessoas e que mantém relação com ações criminais são a sociopatia e psicopatia.

 

Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso. Ainda, pessoas com o transtorno antissocial podem utilizar a manipulação para conseguir as coisas que almejam. Em razão disso, é comum que essas pessoas sejam vistas como carismáticas ou charmosas.

 

No entanto, as pessoas com sociopatia são indiferentes a outros indivíduos. Assim, é comum que esses indivíduos não se importem ou sejam negligentes em relação à família, aos amigos e ao trabalho.

 

Observação: Psicopatia e sociopatia são condições definidoras na personalidade antissocial.