Síndrome X Transtorno X Distúrbio

SÍNDROME – a síndrome, por ser a reunião de diferentes sintomas, não se sabe exatamente o que a causa. A síndrome é um conjunto de vários sintomas que irão definir uma patologia ou uma condição. Esses sintomas, geralmente, têm diferentes causas. Dessa forma, a síndrome pode ter diversas origens (biopsicossocial) e pode ser que nunca haja uma certeza sobre sua verdadeira causa.

 

Um exemplo é a Síndrome de Down, não se sabe muito bem qual a causa, embora se trate de erro genético. Ou seja, pode-se identificar que os portadores Síndrome de Down têm uma alteração específica em um cromossomo, mas o que causa essa alteração, não se sabe ao certo.

 

 

 

TRANSTORNO – transtorno é um substantivo masculino que define o ato ou efeito de transtornar, bagunçar desorganizar, desordenar. Uma alteração na saúde nem sempre está relacionada à doença, e ainda sim causar desequilíbrios mentais ou psicológicos.

 

Os transtornos incluem qualquer quadro que possa comprometer a vida pessoal, familiar, social e profissional de um paciente, influenciando inclusive a forma como ele enxerga a si próprio e as pessoas e situações ao seu redor. Alguns exemplos de transtornos são a ansiedade, a depressão, a dependência de qualquer substância ou hábito, os distúrbios alimentares e a hiperatividade.

 

Alguns exemplos são: transtorno de ansiedade, Transtorno de Espectro Autista — TEA, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — TDAH, entre outros.

 

Assim como ocorre nas síndromes, os transtornos não têm uma única causa e podem ser resultado de déficits biológicos e/ou psicológicos. As alterações mentais — ou os transtornos — apresentam sintomas como o de uma doença.

 

No entanto, em sua maioria não têm cura, mas tratamentos que aliviam seus sintomas e permitem que a pessoa tenha uma melhor qualidade de vida. Devemos desmistificar o termo transtorno mental e acabar com preconceitos que giram em torno dele.

 

Os tratamentos dos transtornos envolvem um trabalho multidisciplinar. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde, como médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos, desempenham uma importante função no tratamento dos transtornos mentais. Na maioria dos transtornos, o objetivo do tratamento não é a cura, mas ajudar a pessoa a lidar com essa desordem que a acomete, a fim de manter-se mais organizada e estável.

 

É muito importante entender as diferenças entre síndromes e transtornos para encontrar os melhores tratamentos. Com as intervenções adequadas, as pessoas acometidas por algum desses quadros conseguem aumentar sua qualidade de vida.

 

 

DISTÚRBIO – O distúrbio é uma alteração nas condições físicas ou mentais do indivíduo que afeta o funcionamento de algo em sua rotina, e geralmente tem origem de fácil identificação. Essa perturbação pode interromper ou afetar o desenvolvimento neurológico, o hábito alimentar, a interação social e anormalidades físicas.

 

Os distúrbios que causam problemas ou atrasam a maturação as funções do Sistema Nervoso Central (SNC), geralmente são identificados na infância e persistem na vida adulta comprometendo a habilidade intelectual. Outros podem surgir posteriormente e causar “perturbação” na capacidade de condução das atividades do dia a dia do indivíduo.

 

CASO TENHA MAIS DÚVIDA, FAÇA UM CONTATO COMIGO E IREI TE AJUDAR.