Psicologia Organizacional, também conhecida como comportamento organizacional, é um campo da psicologia relacionada ao estudo do comportamento humano dentro das empresas. A psicologia organizacional visa entender o comportamento de indivíduos, grupos e instituições. Tendo isso em vista, os conhecimentos de psicologia são empregados na tentativa de compreender o comportamento individual e coletivo para aplicar recursos que melhorem a qualidade de vida e desempenho de atividades dentro da empresa.
A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.
Quando uma instituição conta com a ajuda de um psicólogo organizacional, ela consegue entender cada colaborador individualmente, como eles são, como trabalham, quais são as suas competências. Assim, é possível sair do individual e levar isso para o meio mais abrangente, ou seja, para as equipes.
Estudando e entendendo cada profissional, o psicólogo vai conseguir encaixá-lo em uma equipe que se adequa mais ao seu perfil ou adequá-lo para trabalhar com determinado grupo específico.
PORTANTO, o trabalho da psicologia organizacional é aumentar o bem-estar coletivo e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.