Psicologia do idoso, Psicologia geriátrica ou Psicologia do envelhecimento é a área da psicologia que estuda o comportamento das pessoas com mais de 60 anos.
Envelhecer bem depende de um equilíbrio favorável entre as perdas e os ganhos trazidos pelo envelhecimento. Afinal, é preciso compreender que cada fase da vida tem seus desafios e objetivos a serem cumpridos e isso não é diferente na velhice. Viva da maneira mais verdadeira e se vincule com quem você realmente é e assuma a responsabilidade pelo seu bem-estar. Seguindo essa premissa, poderá viver com mais qualidade.
Será fundamental intermediar o contato do idoso com as situações desafiadoras da velhice, proporcionando um olhar diferente, o psicólogo irá desenvolver atividades que ele possa executar e aprender ao mesmo como encarar esses desafios.
EM SUMA: Com o envelhecimento, a pessoa se depara com mudanças em diferentes aspectos de sua vida. Nesta fase acontece uma série de alterações emocionais, psíquicas, físicas e sociais. A forma com que o idoso lidará com essas questões contribuirá de forma positiva ou negativa para a sua qualidade de vida. Porém, nem sempre é fácil assimilar, trabalhar e aceitar todas as transformações sozinho. Os motivos que trazem o idoso para o consultório são os mais variados: problemas de relacionamento, episódios depressivos, ansiedade, processos de luto, relacionamento familiar, necessidade de adaptação ou reabilitação diante de uma doença, etc.