A Psicologia do Esporte é uma nova ciência do treinamento esportivo que tem prestado importante contribuição para a otimização do rendimento de atletas e equipes.
Em suma, A Psicologia do esporte é o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício ou atividade física e a aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana.
Logo, se investiga e analisa os efeitos dos aspectos psíquicos antes, durante e após o evento esportivo e ou a prática do exercício, buscando entender como fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas, e como a participação em esportes e exercícios pode afetar o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos indivíduos.
As demandas psicológicas esportivas são inegáveis. Muitos atletas acabam sucumbindo diante de dificuldades que poderiam ser minimizadas caso houvesse um maior interesse de treinadores e dirigentes na contratação de psicólogos esportivos.
Para exemplificar: certamente você já percebeu que, até para fazer uma simples academia, sua condição mental influencia diretamente na forma como você realiza o exercício. Alguns dias são melhores ou piores do que outros. Muitas dessas sensações são consequências de pensamentos, considerações, percepções de si mesmo e do mundo.
A Psicologia do Esporte é uma ciência. Durante as últimas quatro décadas tem sido realizadas pesquisas no intuito de confirmar hipóteses formuladas, consolidar teorias e, por fim, aplicá-las, intervindo eficazmente junto aos atletas.
Vale dizer que um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, derrotas e vitórias e as consequências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta e do treinador.