Objetivos da terapia para a bipolaridade

O tratamento para o transtorno de bipolaridade é feito através da psicoterapia e da psiquiatria.

 

Os medicamentos psiquiátricos de controle de humor são indispensáveis para o alcance do bem-estar emocional.

 

A terapia com o psicólogo possui outros objetivos, voltados ao empoderamento do indivíduo no dia a dia e aquisição de conhecimento relevante sobre a sua condição, conforme visto abaixo:

 

  • Psicoeducação: o fornecimento de informações didáticas sobre a bipolaridade para o paciente e seus familiares estimula a tomada de decisão consciente. O paciente aprende a reconhecer os sinais dos episódios maníacos e depressivos e, assim, pode buscar ajuda mais rapidamente para lidar com eles;
  • Relacionamentos familiares: a terapia também pode promover uma dinâmica familiar saudável. É comum que familiares não saibam o que fazer para ajudar o indivíduo bipolar e tenham dificuldade para compreender as suas ações. Neste sentido, o psicólogo pode ajudar a minimizar conflitos entre familiares ao mediar discussões durante a terapia em grupo e incentivar a modificação de padrões disfuncionais de conduta;
  • Regularização da rotina: outro objetivo do tratamento psicoterapêutico é auxiliar pacientes portadores de transtorno de bipolaridade a construírem rotinas diárias regulares. Implementar horários para a realização de atividades, bem como para dormir e comer, ajuda o paciente a manter o foco na produtividade. Assim, a frequência de episódios maníacos é reduzida.
  • Autoconhecimento: é comum que a sociabilidade do indivíduo bipolar seja reduzida durante as oscilações de humor. A irritabilidade, o isolamento social, a impulsividade e os sentimentos de caráter negativo se intensificam, podendo gerar atritos em círculos sociais e problemas de desempenho no trabalho. Através do autoconhecimento, pacientes adquirem maior consciência desses comportamentos e podem ter mais facilidade para controlá-los.