O que é a Educação Emocional?

Educação emocional é um processo educativo direcionado ao aprimoramento das habilidades cognitivas. Seu foco é ensinar o indivíduo a conhecer e nomear as emoções, reconhecer a presença delas, os seus gatilhos e compreender o que elas estão tentando transmitir.

Tudo isso pode ser resumido ao desenvolvimento dos pilares da inteligência emocional, habilidade importante para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Você já parou para pensar como é o nosso processo educativo?

Na maior parte das vezes ele é focado no desenvolvimento físico, ou seja, nos ensinam a andar, falar, como devemos nos comportar, mas não somos ensinados a lidar com as nossas emoções.

Assim, a educação emocional surge como uma estratégia para nos ensinar a lidar com os nossos sentimentos, entendendo o que está originando aquela emoção e como acolhê-la.

Uma das estratégias utilizadas pela educação emocional é a regulação emocional. Vamos entender um pouco mais sobre ela.

A regulação emocional é uma estratégia da educação emocional composta por ferramentas práticas, que nos ajudam a ter controle emocional.

Algumas de suas ferramentas são os exercícios respiratórios, a prática de atenção plena, a focalização e outras técnicas cognitivas.

A proposta da regulação emocional é nos levar a acolher a emoção, sem nos deixar sucumbir a ela. Assim, entendemos que a emoção existe para ser sentida e que nós não nos resumimos a ela.

Vamos entender agora qual é a importância da educação emocional e como ela influencia nas nossas relações interpessoais.

A nossa formação como indivíduos vai muito além do aspecto intelectual, ela engloba o nosso aspecto físico, cognitivo, emocional e social.

Sendo assim, a educação emocional contribui para os nossos processos cognitivos e executivos, como a tomada de decisões, a resolução de problemas e a mediação de conflitos.

A partir do momento que conhecemos as nossas emoções temos a capacidade de distinguir o que nos faz bem e o que nos faz mal, isso faz parte do nosso processo de autoconhecimento.

Quando a educação emocional é colocada em prática, logo no início da vida de um indivíduo, ele é beneficiado de várias formas.

Aprender como reconhecer e nomear as nossas emoções é extremamente importante para nossa saúde mental e também para nos ajudar com atividades do cotidiano, como: tomar decisões, lidar com problemas, resolver conflitos e muito mais.

Além dos motivos citados acima, a prática da Educação Emocional pode nos trazer os seguintes benefícios: 

  • Autoconhecimento;
  • Equilíbrio;
  • Regulação Emocional;
  • Autocuidado;
  • Atenção Plena.