Como surge a ANSIEDADE

A ansiedade, quando saudável, é somente uma expectativa. Quando manifestada como distúrbio, prejudica a qualidade de vida, alterando o sono (insônia) e o apetite (diminuição ou aumento). Com sofrimento manifestado e a impossibilidade de manter ou controlar a rotina, o comportamento ansioso pode ser definido como doença.

A causa da ansiedade nada mais é que uma reação normal do corpo diante de futuros acontecimentos. É um tipo de adaptação evolutiva que o ser humano encontrou para que sua chance de sobrevivência aumentasse. De modo geral, um pouco de ansiedade é até benéfico para os indivíduos.

Por exemplo, a ansiedade de ir mal em algum concurso pode levar a pessoa a estudar mais e se preparar melhor para a prova. Pensar no que pode dar errado em uma viagem pode ajudá-la a se planejar melhor para evitar possíveis perdas de dinheiro e tempo. Porém, há um limite para essa ansiedade que traz algumas vantagens.

A causa do transtorno de ansiedade não é completamente conhecida, mas há evidências científicas de que uma série de razões que podem desencadear um transtorno de ansiedade.

Além do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), existem outros, como pânico, fobias e ansiedade social. O Estresse Pós-Traumático e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) também são classificados como transtornos de ansiedade.