Apatia Emocional

Apatia é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim.

A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo.

É a diminuição da excitabilidade emocional, ou seja, falta de vontade e motivação para sentir emoções e sentimentos. Nesse rumo, são pessoas que se queixam de não poder ou conseguir sentir nem alegria, nem tristeza, nem raiva, nem nada.

A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas. Eventos normalmente trágicos também deixam de mexer com as emoções do apático, atribuindo lhe o rótulo de insensível.

Na apatia emocional, em algumas pessoas por ela acometidas, apesar de saberem da importância afetiva que determina experiência deveria ter para essas elas, não conseguem sentir nada, não reagem afetivamente. A pessoa torna-se hiporreativo; é um “tanto faz quanto tanto fez” para tudo na vida.

Ela é uma síndrome bem específica e deve ser definida como um conjunto de déficit ou redução motivacional em comportamentos dirigidos a objetivos.

Em quadros mais severos, a pessoa apática não liga para sentimentos alheios, magoando os outros com suas atitudes por ser “muito direta”. Ela demonstra desinteresse em hobbies e atividades antes consideradas prazerosas. Nesse caso, a apatia pode ser considerada depressão moderada.

Em suma, ocorre uma perda da motivação emocional para buscar e alcançar objetivos desejados. Trata-se de um estado afetivo próprio em quadros depressivos e que também pode ocorrer em outros casos de transtornos mentais.