A ansiedade me faz perder o controle?

Um dos grandes problemas da ansiedade é que ela nunca vem sozinha. Essa sensação impacta o controle de diversas emoções, fazendo com que a pessoa se sinta frustrada, irritada e até impotente em alguns casos. Por isso, é necessário aprender a lidar com ela antes de entrar nesse grande círculo autodestrutivo.

 

Sua mente funciona em um sistema de autopreservação, ou seja, para ela, importa mais a sua sobrevivência do que a sua felicidade. É por isso que você fica repassando, mentalmente, todas aquelas preocupações com o que vai acontecer e remoendo os erros que cometeu. De certa forma, essa é a “garantia” que a sua mente tem de que você não vai repetir suas falhas ou ficar desatento no futuro.

 

Acontece que isso não é, de fato, garantia de nada, além de uma baita crise de ansiedade, autocrítica e preocupação desnecessária. Essa enxurrada de más emoções impede que aproveite o momento e que viva no presente.

 

Se você se identifica ou Se você já teve algum parente ou amigo que disse “tente superar isso” em meio a uma crise de ansiedade, sabe o quanto é ruim se sentir incompreendido em meio àqueles que você ama. Simplesmente “deixar para lá” alguns sentimentos não é fácil, embora seja possível lidar com a ansiedade e emoções de forma equilibrada.

 

O primeiro passo é entender que as suas emoções estão ali por alguma razão. Existe um motivo pelo qual a sua mente as desencadeia. Compreendendo e aceitando isso, é possível começar a se mover na direção de curar isso sem reações exageradas.