Transtorno da Comunicação Social Pragmática (TCSP)

O Transtorno da Comunicação Social Pragmática (TCSP) é caracterizado por dificuldades persistentes no uso social da comunicação verbal e não verbal. Alguns dos elementos que podem estar presentes incluem:

Déficits no uso da comunicação com fins sociais, como dificuldades em saudações apropriadas e compartilhamento de informações de forma adequada ao contexto social;

Prejuízo na capacidade de adaptar a comunicação para se adequar ao contexto ou às necessidades do interlocutor, como falar de maneira diferente em diferentes situações sociais e evitar linguagem excessivamente formal;

Dificuldades em seguir regras para conversar e contar histórias, como aguardar a vez de falar, reconstituir informações quando não entendidas e usar sinais verbais e não verbais para regular a interação;

Dificuldades em compreender informações implícitas e sentidos não literais ou ambíguos da linguagem, como expressões idiomáticas, humor, metáforas e múltiplos significados que dependem do contexto.

Os déficits na comunicação social pragmática resultam em limitações funcionais na comunicação efetiva, na participação social, nas relações sociais, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional.

O início dos sintomas geralmente ocorre precocemente no período inicial do desenvolvimento, embora os déficits possam se tornar mais evidentes conforme as demandas sociais aumentam.

Além disso, os sintomas não são mais bem explicados pelo Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Atraso Global do Desenvolvimento ou outro transtorno mental.

O tratamento tem como objetivo melhorar as habilidades de comunicação social pragmática, fornecendo estratégias adaptativas, treinamento em habilidades sociais e intervenções terapêuticas específicas para promover a participação social e o sucesso nas interações diárias.

Portanto, é importante procurar a avaliação de um profissional especializado, como um psiquiatra, para obter um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento apropriado para o Transtorno da Comunicação Social Pragmática.