É possível parar de fumar com hipnose? Tabagismo

Fumar é um dos vícios extremamente difíceis de serem superados, exigindo muita força de vontade e disciplina, por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar como a hipnoterapia pode ser uma forte aliada no combate desse vício.

É preciso esclarecer que a dependência começa na mente, na parte emocional, logo o caminho para tratar o vício é onde tudo começou. Lidar com o emocional, descobrindo o que te leva ao vício, é a maneira mais natural e efetiva para parar de fumar de uma vez por todas.

A mente inconsciente tem um efeito muito mais forte sobre nossas experiências, comportamento e corpo do que imaginamos. A hipnose permite aproveitar o poder de mente para mudar a maneira como pensamos e experimentamos o mundo ao nosso redor.

Segundo a APA (Associação Americana de Psicologia), hipnose é “um estado de consciência envolvendo atenção focada e percepção periférica reduzida, caracterizado por uma capacidade aprimorada de resposta à sugestão“.

É como usar uma lente de zoom. Você consegue ver detalhes incríveis de uma área muito específica, mas fica menos ciente do contexto ao redor“, compara Tiago Garcia, pós-graduado em neurociências e comportamento pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), membro da Sociedade para Hipnose Clínica e Experimental, dos EUA, e autor do livro “Hipnose e Neurociência: Explore o Poder da Sua Mente“.

O artigo “A Systematic Review of Hypnotherapy for Smoking Cessation: Do the Effects Live Up to the Hype?” é um estudo sistemático que revisou os estudos existentes sobre o uso da hipnoterapia para parar de fumar. O artigo foi publicado em 2018 por Green, Blanchard e Wanigaratne.

O objetivo principal deste estudo foi avaliar a eficácia da hipnoterapia no tratamento do tabagismo e determinar se os efeitos da hipnoterapia para parar de fumar são tão bons quanto o que tem sido divulgado na mídia e na literatura popular.

Estudos acadêmicos apontam que a hipnose é uma ótima ferramenta coadjuvante à terapia. Gabriel Medeiros, psicólogo e integrante do Grupo de Estudos de Psicologia da Crença: Hipnose e Estados Alterados de Consciência, da USP (Universidade de São Paulo), afirma que controle de dor, estresse e ansiedade são os campos onde há mais evidências científicas. Ela também pode contribuir em processos de mudança de hábitos, sejam eles emagrecer, aumentar concentração, deixar o tabagismo etc.

Quanto a ser eficaz contra o tabagismo, um estudo randomizado de 2007 analisou 286 fumantes e mostrou que 20% das pessoas que receberam hipnose conseguiram parar, em comparação com 14% das que receberam aconselhamento comportamental padrão.

Ainda assim, os Conselhos Federais de Medicina, de Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem se manifestam a favor da hipnose em seus setores. Desde março de 2018, o Ministério da Saúde aprovou a inclusão da hipnoterapia no atendimento do SUS.