Impactos da depressão no trabalho

A depressão no trabalho pode ocorrer devido ao intenso ritmo de trabalho observado todos os dias em todas as empresas.

Pressão, cobrança por resultados e insatisfação com salário, benefícios e condições de trabalho figuram entre os fatores mais relatados.

A depressão, muitas vezes pode ser confundida com tristeza, mas, no ambiente de trabalho, o principal sintoma é a diminuição de produtividade, por isso, é muito importante que os líderes e o RH acompanhem como anda a produtividade e o humor dos colaboradores.

Como a maioria das pessoas que têm a doença estão insatisfeitas com suas funções, entre os impactos da depressão no trabalho encontramos:

  • Baixo rendimento;
  • Faltas, atrasos e desistências durante o expediente;
  • Afastamento devido a complicações e sintomas severos;
  • Relacionamento conturbado entre colegas de trabalho;
  • Conduta prejudicial, tanto para o próprio trabalhador quanto para a empresa.

 

O funcionário que tem depressão não se sente mais parte da equipe. Ele não vê motivos para continuar se esforçando, já que não tem vontade de realizar qualquer tipo de atividade.

Normalmente, quem tem depressão sente vontade de abandonar o emprego, ficar em casa (muitas vezes na cama ou no quarto) e deixar o tempo passar sem fazer absolutamente nada.

Situações de assédio moral no trabalho estão normalmente relacionadas à exposição constrangedora e contínua dos profissionais em seu ambiente de trabalho.

Já situações de assédio sexual são ainda mais graves, e remetem a situações constrangedoras, com conduta sexual, que pode ser manifestada com palavras, gestos e até mesmo meios propostos ou impostos aos profissionais.

Os casos de assédio sexual acontecem tanto com homens, como com mulheres, mas, são muito mais comuns de acontecer com as mulheres, vistas como mais frágeis e passiveis de sofrer esse tipo de violência em silêncio.

Normalmente, casos de assédio, tanto o moral, como o sexual, são realizados por profissionais de cargos hierárquicos superiores, que utilizam suas posições nas empresas, para tentar ganhar algo dos seus subordinados, ou então, para forçar que colaboradores peçam demissão.

Mas, é muito comum que os profissionais que precisam do trabalho, vivam situações de assédio continuamente, e não se manifestem sobre isso, o que comumente pode estimular a depressão no trabalho.

Atualmente, a depressão é uma doença muito comum, por isso, é fundamental que empresas com colaboradores que demonstrem sofrer com depressão no trabalho, ofereçam auxílio para esses profissionais.

Por fim, é importante dizer que um RH bem estruturado pode gerir situações de depressão no trabalho com ações que promovam o bem-estar dos trabalhadores, e criem um ambiente de trabalho agradável, de modo a evitar doenças ocupacionais relacionadas à saúde mental dos colaboradores.