Hipnose para depressão: como funciona e por que usar?

Muito se fala sobre as consequências da depressão, uma doença grave, e cada vez mais recorrente, que compromete a vida pessoal e profissional do sujeito/paciente. Mas o que muitos não sabem é que existem tratamentos que estão além da psicoterapia convencional e dos medicamentos. Quer um exemplo? A hipnose é uma alternativa para tratar a depressão. Em diversos casos, ela pode ser a melhor recomendada.

A depressão pode ocorrer devido a alterações neuroquímicas no cérebro. Trata-se de uma doença que vem acompanhada de diversos sentimentos, sensações e emoções, como a tristeza, a impotência e a falta de vontade, dentre outros sintomas. A autoestima fica baixa, a pessoa se sente muda o seu humor e, normalmente, busca o isolamento.

Em casos mais graves, o sujeito/paciente pode apresentar delírios, alucinações e até pensamentos suicidas. Dificilmente uma pessoa vai conseguir reverter esse quadro sem a ajuda de um profissional.

Diante disto, o tratamento é necessário, mesmo havendo indicação do uso de medicamentos, a hipnose pode ser realizada conjuntamente e atuar como uma aliada no processo de recuperação. É possível descobrir as causas da depressão e agir diretamente no problema. O sujeito/paciente também é incentivado a observar seu lado positivo e a analisar suas qualidades, mudando a forma como encara a vida e os problemas. É trabalhada a autoestima e a segurança. A pessoa passa a se conhecer melhor e aprende a lidar com seus sentimentos. O objetivo é fazer com que ela seja capaz de agir de forma diferente diante de situações que representavam um problema buscando sua autorregulação emocional.