Positividade Tóxica

A positividade tóxica nada mais é que a ideia de que pensamentos positivos devem estar acima de quaisquer outras emoções consideradas “negativas”. Essa prática do excesso pode gerar comportamentos que reprimem essas emoções e, consequentemente, afetar sua saúde mental.

Então vamos citar “Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento“, escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se.

Podemos também citar uma pesquisa recente feita em quarenta países e publicada na revista Nature, a pressão social para ser feliz está associada, quem diria, a uma queda do bem-estar individual, especialmente em países com índices elevados de felicidade coletiva. Via de regra, a positividade tóxica funciona na base do discurso motivacional.

Ao expressar sentimentos negativos, a pessoa é confrontada com frases como “veja pelo lado bom”, “nada é completamente ruim” e discursos que negligenciam o sofrimento, colocando-o, ilusoriamente, como uma escolha e não como um dado da realidade a ser encarado. Para denunciar essa epidemia de positividade forçada, o psicólogo dinamarquês Svend Brinkmann debruçou-se sobre o tema no livro Positividade Tóxica —  Como Resistir à Sociedade do Otimismo Compulsivo, lançado no Brasil neste mês pela editora BestSeller. Svend descreve a obra como um título “antiautoajuda”, e pretende oferecer alívio a quem se sente pressionado a exibir um sorriso no rosto a todo custo. “Nos tornamos estúpidos quando não nos permitimos falar sobre coisas que dão errado”, assim ele concluiu.

Em suma, a positividade tóxica é uma obsessão com o pensamento positivo. Em outras palavras, ela é a crença de que as pessoas devem pensar positivo em todas as situações, mesmo aquelas que são ruins.

Nesse rumo, a positividade tóxica pode silenciar emoções negativas, diminuir a dor e fazer com que as pessoas se sintam pressionadas a fingir que estão felizes mesmo quando não estão.

O problema com isto é que invalida as emoções das pessoas e as faz sentir que às vezes não é correto ter sentimentos negativos, especialmente se elas estão passando por uma experiência difícil.

LEMBRE-SE: raiva, frustração, medo e outras emoções negativas fazem parte da experiência humana. PORTANTO, permita-se senti-las!