A Psicologia Comportamental, também chamada de Comportamentalismo e Behaviorismo, é um ramo da Psicologia que tem como principal objeto de estudo o comportamento. Ela é caracterizada por acreditar na unidade entre mente e corpo, negando assim a existência dos estados de consciência e subconsciência.
Considerada um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser-humano.
Para a psicologia comportamental, não existe uma dualidade mente-corpo e, assim, tudo é visto como comportamento operante: emoções, ações, reações fisiológicas, linguagem, pensamento, etc.
Os pesquisadores e cientistas dessa área sugerem que todos os comportamentos são aprendidos, seja por meio de associações, seja por recompensas ou punições. Esses profissionais se debruçam em estudos para a descoberta de padrões em nossas ações e comportamentos, bem como os fatores que as influenciam.
Muitas vezes, o intuito é utilizar esses fatores a nosso favor. Ao usar a psicologia comportamental para nos ajudar a prever como os humanos se comportam, podemos construir melhores hábitos como indivíduos e suprimir os comportamentos indesejáveis