A Psicologia Escolar é uma das áreas de atuação do(a) psicólogo(a) que possui como objetivo principal contribuir com a promoção do desenvolvimento humano no contexto escolar, buscando garantir um ambiente educativo de qualidade, inclusivo, diverso e, sobretudo, democrático. O(A) psicólogo(a) escolar é aquele(a) profissional que trabalha diretamente na escola, mas que também pode trabalhar nas secretarias e diretorias de educação, sempre estando comprometido(a) com a efetivação de uma educação de qualidade para todas e todos os estudantes.
Importante mencionar que o psicólogo(a) que atua no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente, envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.
Na escola, o(a) psicólogo(a) pode contribuir com seus conhecimentos e seu trabalho de diversas formas e para todos os atores escolares: alunos, professores, gestores, demais funcionários da escola (que atualmente denominamos como “educadores não docentes” por entendermos a importância de seu papel educativo) e até mesmo para a comunidade que vive nos arredores da escola.
Nesse sentido, os psicólogos escolares visam ajudar os alunos a terem sucesso acadêmico, social, emocional e mental. Os atendimentos, em grupos ou individuais, podem ser para auxiliar questões como bullying, desempenho escolar, problemas familiares e, obviamente, demandas emocionais.
Além disso, ela anda lado a lado com a pedagogia, atuando juntas para melhorar o ambiente escolar como um todo, por meio da criação de projetos e de ações que visem um alto bem-estar.