O transtorno explosivo intermitente e a hipnose clínica

transtorno explosivo intermitente (abreviado TEI) é uma desordem emocional/comportamental ao qual se caracteriza por explosões de raiva e violência, que são desproporcionais com a situação em questão. Para exemplificar, citamos este exemplo: gritos impulsivos desencadeados por eventos relativamente inconsequentes, totalmente fora do contexto da situação onde está o sujeito. A agressão explosiva não é premeditada e é definida por uma reação desproporcional a qualquer provocação, real ou percebida. Alguns indivíduos relataram mudanças afetivas antes de uma explosão, quais sejem: tensão, mudanças de humor, mudanças de energia, etc.


A desordem é atualmente categorizada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). O transtorno em si não é facilmente caracterizado e muitas vezes exibe comorbidade com outros transtornos do humor, particularmente transtorno bipolar. Os indivíduos diagnosticados com TEI relatam que suas explosões são breves (com duração inferior a uma hora), com uma variedade de sintomas corporais (sudorese, gagueira, aperto no peito, espasmos e palpitações) relatados por um terço de uma amostra. Os atos agressivos são frequentemente relatados, acompanhados por uma sensação de alívio e, em alguns casos, prazer, mas muitas vezes seguido de remorso posterior.

 

POSSIVEIS CAUSAS
As causas podem ser biológicas e/ou psicossociais: a) Biológica: disfunção na produção de serotonina; b) Psicossociais: Essas pessoas normalmente conviveram em famílias instáveis onde as explosões verbais e brigas são frequentes. Ocorre que muitas vezes encontram-se nesses ambientes pessoas dependentes de álcool ou drogas. O sujeito portador apresenta baixa tolerância à frustração e dificuldade para administrar sentimentos de raiva e hostilidade, são instáveis afetivamente pois não sabem controlar seus sentimentos e emoções. Percebem que “o mundo está contra eles” e acabam por repetir o mesmo modelo de comportamento vivenciado na infância, acreditando ser essa uma forma de restaurar a autoestima fragilizada.

 

Tratamento

O tempo de tratamento é difícil mensurar, cada sujeito reage de maneira singular e única. Alguns são mais rápidos e outras pessoas mais lentas.


Contudo, a HIPNOSE CLÍNICA com toda certeza pode auxiliar você para novas elaborações psíquicas, principalmente de autoimagem. Com certeza irá eliciar um processo psíquico e contínuo em seu inconsciente na sua individuação, para alcançar sua autorrealização e assim, possibilitar que você consiga em todos dias da sua vida a sua autorregulação.