O Perdão na psicologia

Devemos entender que perdoar não significa livrar o outro da culpa. Tampouco esquecer o que aconteceu. Significa deixar o sofrimento ir embora. E leva tempo até que estejamos prontos para aprender a perdoar.

 

Para a psicologia, a definição do perdão é, basicamente, “uma decisão consciente de liberar sentimentos de ressentimento em relação a uma pessoa que o prejudicou, independentemente de ela merecer isso ou não.”

 

Você terá que ter em mente que perdoar não significa deixar alguém de fora por seus erros ou esquecer completamente o passado. E, com certeza mesmo, não significa voltar ou manter contato com a pessoa que o feriu. Portanto, digo para você     que perdoar não é tolerar qualquer tipo de maus-tratos. O que o perdão significa é libertar-se para que você possa seguir em frente. Você pode perdoar a pessoa e ainda testemunhar contra ela no tribunal. Uma coisa não anula a outra.

 

Portanto, para entender o poder do perdão é necessário compreender que perdoar tem a ver com o fato de que o mundo não gira somente ao seu redor, você é aquele cujo ego foi ferido e que executará a ação de perdoar. Logo, você além de pensar apenas em si mesmo, você também precisa olhar para toda a situação do ponto de vista da outra pessoa.

 

Vou deixar algumas dicas que irão ajudar você a aprender e a perdoar:

 

1. PRATIQUE A MEDITAÇÃO

A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. Mas, para meditar (e perdoar) adequadamente, precisamos estar cientes da razão pela qual estamos meditando.

 

2. BUSQUE ENTENDER POR QUE A PESSOA FAZ O QUE FAZ

Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. Pense na razão que pode ter motivado a pessoa a te magoar.

 

3. EXPRESSE SUAS EMOÇÕES

Você tem que estar consciente de seus sentimentos e da maneira como eles afetam seu corpo e mente. Nosso corpo registra todas as emoções que sentimos e isso afeta nosso sistema imunológico, equilíbrio hormonal e química do cérebro.

 

4. REDEFINA SEUS LIMITES

Depois de expressar todas as suas emoções negativas, sinta-se à vontade para criar novos limites no relacionamento que você tem com a pessoa que te magoou.

 

5. DEIXE IR

Essa é uma das etapas mais difíceis quando falamos em perdoar. O abandono total pode acontecer em poucos dias, mas também pode levar anos. Você pode se sentir melhor logo em seguida e, tempos depois, encontrar-se sofrendo novamente. Isso é uma coisa natural.