FASE ANAL DO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

A fase anal ocorre entre o segundo e quarto ano de vida da criança. Nesse momento ela está aprendendo a controlar a bexiga e os esfíncteres. Ocorre que neste processo de desenvolvimento é despertado um interesse pela autodescoberta, pois sua percepção de controle sobre a micção e a evacuação é associada a uma nova fonte de prazer, onde a mesma não só sentirá a sensação de alivio após a expulsão das fezes, como também perceberá que quanto maior for o seu controle fisiológico mais elogio receberá dos pais.

 

Contudo, também é nesta fase que ocorre o primeiro conflito da criança, pois algo que é digno de elogios também será motivo de repugnância por parte dos pais.

 

Tratando-se da fixação na fase anal, é comum encontrar em adultos atributos como: excesso de organização, obsessão neurótica por limpeza, sobriedade e a obstinação, que Freud chamou de caráter anal.

 

Outra característica da personalidade é o caráter retentivo, que é quando o sujeito passa manter consigo sentimentos que lhe causam certo desconforto sem saber como expressá-los.

 

Neste caso, a psicoterapia é fundamental para que não ocorra o sofrimento psíquico do sujeito em relação a todo sentimento que está sendo retido dentro dele, e o mesmo não venha desenvolver a somatização.