Aprender conteúdos com excelência, está condicionado à focalização da atenção, compreensão, capacidade de reter o conteúdo e por fim, resgatar esse conhecimento. No caso do concurso público, esse resgate precisa ser feito em um momento específico: a hora da prova. Normalmente o conteúdo é bastante extenso, são muitas matérias a serem estudadas ao mesmo tempo, e um vasto material para cada uma delas.
Criar um ambiente apropriado, que facilite o processo de absorção é importante, e isso é muito particular, cada pessoa possui um modelo diferente que serve de facilitador. Para alguns pode ser um local silencioso, outros podem aprender ouvindo música; alguns no quarto, outros em bibliotecas ou ao ar livre. Tudo o que facilite sua atenção será bem vindo. Além de criar uma rotina de estudos, que pode ser flexível, sem deixar de ser assídua e persistente.
A terapia serve como complemento, a tudo o que envolve o processo de estudo para um concurso. A terapia auxilia na focalização da atenção, elicia recursos interno potencializadores, amplia a via de acesso às informações, o armazenamento e claro, o resgate do que foi estudado. Também é trabalhado a manutenção da motivação para os estudos. Ao mesmo tempo em que é necessário trabalhar a ansiedade, não só durante o período, mas também no momento da prova, para que o candidato possa ter a tranquilidade de resgatar o que foi estudado mediante as questões apresentadas. É necessário uma conexão profunda consigo mesmo, o que aumenta a assertividade.