Crescer em uma família disfuncional pode deixar feridas com sérias consequências na vida adulta. O problema é agravado porque esse tipo de agrupamento familiar é muito mais comum do que pensamos. A manipulação emocional, os comportamentos humilhantes, a falta de empatia e sensibilidade, problemas de comunicação e dependência são algumas das características que demonstram que uma família é disfuncional.
Uma família disfuncional é aquela em que necessidades materiais, sociais, espirituais, afetivas e culturais deixam de funcionar corretamente. O resultado dentro do ambiente familiar podem ser crianças severamente afetadas psicologicamente.
Isso geralmente ocorre quando os membros da estrutura familiar deixam de contribuir para que o ambiente seja positivo. O resultado são relações cada vez mais fragilizadas e desgastadas e que acabam impactando nos membros mais jovens, em geral, as crianças.
As famílias disfuncionais são principalmente o resultado de adultos codependentes e também podem ver-se afetadas pelos vícios, como o abuso de substâncias (álcool, drogas etc.). Outras origens são os transtornos mentais não tratados e pais que imitam seus próprios pais disfuncionais ou fazem exatamente o contrário do que eles faziam. Em alguns casos, um pai imaturo permitirá que o pai dominante abuse de seus filhos.
Há um grande prejuízo emocional envolvido, pois a criança ou adolescente que sofre o abuso, não consegue, na maioria das vezes, se pronunciar ou procurar ajuda. O sofrimento pode acontecer por um longo período. Quando os pais estão envolvidos com vícios como drogas ou bebidas, é comum acontecer episódios de violência doméstica, o que piora ainda mais os gatilhos e problemas emocionais futuros, tornando essa criança muito suscetível a se formar um adulto com graves sequelas emocionais.
A importância de relações duradouras, afetivas e próximas com as crianças é que criarão uma base segura e saudável para que eles se transformem em adultos emocionalmente preparados para enfrentar a vida e seus desafios. É dessa forma também, que conseguimos fazer nossa parte na criação de um ambiente saudável e acolhedor para as próximas gerações.