O que é INVEJA do PÊNIS ?

Inveja do pênis é uma teoria psicanalítica Freudiana que se refere à reação em tese de uma garota durante seu desenvolvimento psicossexual quando ela percebe que não possui um pênis. Freud considerou esta compreensão um momento determinante no desenvolvimento da identidade de gênero e sexual para as mulheres.

Conforme a teoria e observação de Freud, a reação paralela em garotos de que garotas não possuem um pênis é uma ansiedade de castração. Na cultura contemporânea, o termo às vezes se refere de maneira metafórica a mulheres que se presume que desejariam ter nascido homens.

O conceito psicanalítico da inveja do pênis não tem relação com a “síndrome do pênis pequeno”, que é a ansiedade de acreditar que o próprio pênis é menor do que o normal.

A alemã Karen Horney (1885-1952), celebrada como a fundadora da escola neopsicanalista e da psicologia feminista, criticou veemente tais concepções freudianas, trazendo a ideia de “inveja do útero”, que consistiria na tentativa dos homens de compensar a incapacidade de gerar uma criança, por meio de ações de dominação e força, por exemplo.

Em defesa de Freud, psicanalistas contemporizam, interpretam e relativizam o conceito de inveja do pênis, argumentando que se trata de uma metáfora para sinalizar a impotência feminina diante de uma sociedade machista e patriarcal.

Apesar de Karen Horney ter pecado do ponto de vista metodológico, suas contribuições merecem todo nosso respeito e admiração, pois rompem com a referência masculina da teoria freudiana e nos convida a olhar a existência feminina para além da simbologia fálica.