A mãe da Larissa Manoela é narcisista ?

Nos últimos dias temos acompanhado a batalha judicial e midiática entre Larissa Manoela e seus pais devido a questões financeiras – Logo, comecei a receber de meus cliente/pacientes a indagação se a Mãe da LARISSA MANOELA seria uma mulher com TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA.

Bom, difícil dizer ou afirmar sobre esse tema, haja vista ser necessário um psicodiagnóstico adequado e mesmo assim, expor aludida psicopatologia seria errado e ausência de ética profissional.

Independentemente de quem esteja correto nessa história, eu resolvi fazer um paralelo e esclarecer, bem como informar algumas características de Mães Narcisistas.

Uma mãe narcisista é alguém que tem um transtorno de personalidade narcisista e exibe padrões consistentes de comportamento que refletem um foco excessivo em si mesma e em suas próprias necessidades, frequentemente em detrimento das necessidades emocionais e psicológicas de seus filhos.

As mães narcisistas tendem a mostrar características como um desejo constante por atenção e admiração, uma falta de empatia genuína pelos sentimentos dos outros, um senso de superioridade, a necessidade de ser o centro das atenções e a exploração dos outros para alcançar seus objetivos. Elas podem ter dificuldade em reconhecer ou valorizar os sentimentos e realizações de seus filhos, muitas vezes buscando validação e reconhecimento para si mesmas.

Isso pode criar um ambiente emocionalmente desafiador para os filhos, pois eles podem sentir que suas próprias necessidades e identidades não estão sendo reconhecidas ou valorizadas. Crescer com uma mãe narcisista pode levar a problemas de autoestima, ansiedade, depressão e dificuldades nos relacionamentos.

É importante observar que o transtorno de personalidade narcisista varia em gravidade e nem todas as características mencionadas podem ser presentes em todos os casos. Se alguém está enfrentando dificuldades devido ao relacionamento com uma mãe narcisista, buscar apoio terapêutico pode ser uma forma útil de lidar com esses desafios e desenvolver estratégias para cuidar de si mesmo emocionalmente.

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um distúrbio psicológico que faz parte de um grupo de transtornos de personalidade, caracterizado por um padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração excessiva e falta de empatia pelos outros. Pessoas com esse transtorno têm uma visão inflada de sua própria importância, buscando constantemente atenção e reconhecimento, enquanto menosprezam ou ignoram os sentimentos e necessidades dos outros.

 

Aqui estão alguns sinais de que você pode ter uma mãe narcisista:

  • Ela sempre coloca suas necessidades antes das suas.
  • Ela é muito crítica e nunca parece feliz com o que você faz.
  • Ela pode ser muito controladora e manipuladora.
  • Ela pode ser muito egocêntrica e nunca parece ouvir o que você tem a dizer.
  • Ela pode ser muito ciumenta e possessiva.
  • Ela pode ser muito abusiva, tanto verbal quanto emocionalmente.

 

 

Algumas características comuns do Transtorno de Personalidade Narcisista incluem:

  • Fantasias de sucesso ilimitado, poder, beleza ou amor ideal;
  • Exagero de suas próprias realizações e talentos;
  • Exigência de admiração constante e reconhecimento especial;
  • Expectativas de tratamento preferencial e favorecimento;
  • Exploração dos outros para atingir seus objetivos;
  • Falta de empatia e dificuldade em se colocar no lugar dos outros;
  • Sentimentos de inveja em relação aos outros e acreditar que os outros os invejam;
  • Atitudes arrogantes e presunçosas.

 

É importante observar que, em algumas situações, todos nós podemos demonstrar traços narcisistas em certa medida. No entanto, o Transtorno de Personalidade Narcisista se caracteriza por uma inflexibilidade desses padrões comportamentais e uma interferência significativa nas áreas sociais, ocupacionais ou pessoais da vida da pessoa.

As causas exatas do Transtorno de Personalidade Narcisista ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, biológicos e ambientais pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Mães narcisistas – Uma mãe narcisista costuma ser uma pessoa sufocante, que só se sente feliz com a infelicidade da filha ou do filho. Ela é amarga, cruel, não tem empatia, arrogante, rude, se faz de vítima e é hostil. O abuso psicológico e físico às vezes chega ao extremo e você não tem como se defender nem com quem falar. TIPICO DE UMA MÃE ALIENADORA PARENTAL.

PARA ESCONDER SEUS MEDOS E DEFEITOS – conseguem transformar sua insegurança em uma falsa fortaleza cujo objetivo é que ninguém possa prejudicá-los. “Para conseguir não demonstrar sua vulnerabilidade, farão tudo que for necessário, como falar demais, mudar de assunto, menosprezar os demais, apontar seus defeitos… tudo com o propósito de não se mostrarem frágeis”.

Se você acha que tem uma mãe narcisista, é importante lembrar que você não está sozinho. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a lidar com os desafios de ter uma mãe narcisista. Você pode conversar com um terapeuta, participar de um grupo de apoio ou ler livros sobre o assunto. É importante lembrar que você não é culpado pelo comportamento da sua mãe e que você merece ser feliz.

 

Aqui estão algumas dicas para lidar com uma mãe narcisista:

  • Estabeleça limites. É importante deixar claro para sua mãe o que você está disposto a tolerar e o que não está.
  • Não leve para o pessoal. É importante lembrar que o comportamento da sua mãe não é sobre você. É sobre ela e seus próprios problemas.
  • Cuide de si mesmo. É importante fazer coisas que o ajudem a se sentir bem, como exercícios, passar tempo com amigos e familiares ou fazer algo que você goste.
  • Busque ajuda profissional. Se você está lutando para lidar com o comportamento de sua mãe, um terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver mecanismos de enfrentamento e a se sentir melhor.